Termogênico: Como tomar, Efeitos e Contraindicações

O suplemento termogênico é conhecido como um “queimador de gordura”, é muito utilizado por pessoas que praticam exercícios físicos e que buscam o emagrecimento e o ganho de massa magra. É possível conseguir atingir a boa forma aliando a suplementação com termogênico, alimentação equilibrada e atividade física.

Para que você consiga entender tudo sobre termogênico, nesse artigo vamos falar do papel do suplemento no emagrecimento, como tomar, efeitos colaterais, contraindicações e outras recomendações. Continue lendo.

queimador de gordura abdominal

O que é termogênico?

A termogênese está ligada diretamente ao nosso metabolismo que regula a temperatura do corpo de acordo com as atividades realizadas ou clima do ambiente. Para que essas funções possam ser feitas com maestria, o nosso organismo necessita queimar a energia para conseguir mandar esse calor embora.

Por isso, em atividades físicas o gasto energético é grande. Mas, o que faz o suplemento termogênico?

Ele simplesmente favorece o aumento da temperatura do nosso corpo mesmo quando estamos parados, ou seja, o termogênico acelera o metabolismo para que haja queima de calorias daquela gordurinha que está estocada.

Geralmente, os suplementos termogênicos trazem em suas formulações as seguintes substâncias que são responsáveis pelo aumento do gasto calórico e fornecimento de energia. São eles: Garcínia, cafeína, HLC, Octopamina, Yohimbe, entre outros.

Mas também existem alguns alimentos que funcionam como termogênicos naturais são eles: Chá verde, canela, gengibre, pimenta, café, guaraná, entre outros

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Termogênico emagrece?

O termogênico tem um funcionamento relativamente simples no organismo, eles transformam todas as calorias da alimentação e da reserva de gordura corporal em ” energia”. É justamente essa ” energia” que será usada para treinar.

É fato que eles ajudam no processo de emagrecimento, pois forçam o metabolismo a funcionar rapidamente consumindo mais energia, para isso, o termogênico incentiva o seu corpo para alcançar a termogênese (aumento da temperatura corporal).

De forma resumida, o termogênico pode contribuir de duas formas para a perda de peso, que são:

Proporcionando mais resistência durante os treinos: Geralmente os que possuem cafeína em sua composição conseguem fornecer mais energia para o praticante de atividade física, dessa forma, ele tem mais força para treinar mais tempo e conseqüentemente ter um gasto calórico mais elevado contribuindo para o emagrecimento.

Ajudam o corpo a consumir mais calorias através do processo de digestão: Esse tipo de termogênico aumenta o metabolismo fazendo com que seu corpo consuma mais energia mesmo praticando as mesmas atividades diárias. Isso é possível através do aumento da temperatura corporal (Termogênese). Entretanto, para conseguir resultados satisfatórios no emagrecimento não existe milagre, é preciso praticar exercícios físicos e fazer uma alimentação saudável.

É indiscutível que o termogênico ajuda no processo de perda de peso, mas ele também consegue fornecer outras vantagens para o praticante de atividade física: Melhora a performance do atleta, diminui o apetite e compulsão alimentar, aumenta o metabolismo e define a massa muscular.

 

Como tomar Termogênico?

Geralmente a indicação da maioria das marcas é utilizar 30 minutos antes da atividade física, entretanto, é importante consultar o modo de uso de cada fabricante. Outros sugerem que sejam ingeridos antes das refeições, em fim, avalie o rótulo do produto e a indicação de um profissional nutricionista.

Alguns especialistas alertam para não consumir nenhum suplemento termogênico 4 horas antes de dormir, pois pode atrapalhar o sono que também é muito importante no processo de emagrecimento e na manutenção da boa saúde.

Ainda não existe uma quantidade ideal diária para o consumo de suplemento termogênico. Contudo, a ANVISA indica não ultrapassar 240mg da cafeína diariamente, como sabemos que a maioria desses produtos levam essa substância, então, é bom se atentar a esse detalhe.

 

Efeitos colaterais

O suplemento termogênico pode favorecer reações adversas em pessoas que consomem em excesso, por exemplo:

  • Fadiga intensa
  • Diarréias
  • Problemas de concentração
  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Inquietação e nervosismo
  • Ansiedade e pânico
  • Insônia
  • Arritmia cardíaca
  • Aumento da pressão arterial
  • Dores abdominais
  • Problemas intestinais
  • Aumenta risco de AVC

 

Quais são as contraindicações?

O uso de suplemento termogênico é indicado somente para os dias de treinos, também não aconselhado ingerir a substância junto com alimentos que realizam a mesma função, desse modo, são evitados a sobrecarga no organismo.

Nem todas as pessoas podem consumir suplemento termogênico, entre elas:

  • Portadores de síndrome de ansiedade generalizada (TAG);
  • Portadores de síndrome do pânico;
  • Grávidas e lactantes;
  • Crianças;
  • Diabéticos;
  • Pessoas enfermas que esteja utilizando medicamentos controlados;
  • Pessoas que possuem problemas na tireóide (hipo ou hipertireoidismo);
  • Portadores de doenças cardíacas;
  • Pessoas com histórico de AVC;
  • Pessoas que sofrem com distúrbios do sono;
  • Hipertensos;

O suplemento termogênico pode parecer inofensivo, pois seu uso está cada vez mais difundido entre atletas profissionais e amadores. No entanto, a sua utilização indiscriminada e sem orientação médica pode levar a sérios problemas de saúde aumentando riscos para inúmeras doenças.

Embora o termogênico realmente dá disposição para atividade física e auxilia no processo de emagrecimento é importante buscar ajuda de um médico e fazer todos os exames para avaliar o seu estado de saúde e posteriormente, saber se o termogênico realmente é a melhor forma para você emagrecer e alcançar os seus objetivos.

Não esqueça de consumir a linha de suplementos termogênicos que são autorizados pela ANVISA, desse modo sua saúde não corre nenhum risco.

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