Natação para emagrecer: Confira porque você deveria praticar

A natação é uma atividade física que pode te ajudar bastante a perder peso. Essa é uma modalidade esportiva que pode ser feita por praticamente todas as pessoas. É um exercício completo para o nosso corpo e que trabalha bastante a parte cardiovascular, seus benefícios são considerados semelhantes aos da corrida ou ciclismo.

nadar emagrece

Perder peso nadando

Segundo alguns estudos, se você cortar 500 calorias na sua dieta diariamente, isso fará você reduzir seu peso aos poucos. Caso você decida praticar algum exercício físico isso ajudará mais ainda na “queima de gordura” do seu corpo.

Com isso você tem um leque de opções de atividades físicas para fazer, com certeza se optar pela natação, estará fazendo uma das melhores escolhas, pois esse exercício não irá estressar tanto os seus músculos quanto os outros.

Quando você está na água, seu corpo fica cerca de 70 – 80% mais leve, isso fará você flutuar e diminuir o atrito nas articulações que você teria caso estivesse fazendo algum exercício terrestre, com, por exemplo, a corrida.

Isso é em particular, um beneficio para as pessoas que tem problemas nas costas, ou pessoas que estão bastante pesadas e cujo excesso de peso dificulta a mobilidade para praticar de atividades feitas em solo.

Uma hora de aula nadando faz queimar em média 600 calorias, mas isso pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

 

Leia também:

Dieta detox: o que você ainda não sabe

Chá mate emagrece? Veja os benefícios para a saúde

 

Confira abaixo os muitos benefícios da natação:

 

Trabalha os grupos musculares

A natação é um dos poucos exercícios que trabalha todos os principais grupos musculares ao mesmo tempo. Devido a resistência da água, cada movimento com os braços e as pernas ajuda a tonificar seus músculos.

 

Melhora a flexibilidade

Em comparação com os exercícios feitos em terra, a natação é ótima para manter e melhorar a flexibilidade nas articulações. O pescoço e os ombros são as regiões que mais se beneficiam , devido aos movimentos biomecânicos repetitivos.

 

Estimula o crescimento muscular

A nadar é um ótimo exercício para estimular o crescimento muscular, pelo fato de ter que se movimentar contra a resistência da água. Obviamente a natação não se compara aos treinos na academia, isso porque na academia você pode isolar determinados grupos musculares, mas caso você esteja procurando criar crescimento e resistência muscular naturalmente, sem ter que se matar de pegar peso em uma academia, com certeza a natação é ideal para isso.

 

Reabilitação

A natação é considerada uma das melhores atividades físicas para se praticar após alguma lesão. O corpo dentro da água fica mais leve, diminuindo assim os impactos causados pelos movimentos. Muitos fisioterapeutas incluem a natação no programa de reabilitação de lesões. É uma pratica comum para equipes esportivas, usarem a natação para se recuperar dos esforços físicos.

 

Alivio do estresse

Por ser uma atividade que requer movimentos rítmicos repetitivos, passar um bom tempo flutuando vai te dar a sensação de leveza, com isso a natação pode ser tão benéfica quanto a meditação. Algumas pessoas usam a natação para o corpo e a mente depois de um dia agitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *