Dieta detox: o que você ainda não sabe

A dieta de desintoxicação, também conhecida como dieta detox, contribui para que você elimine toxinas do seu corpo. Enfatizando o uso de alimentos com baixas calorias, essa dieta ajuda na perda de peso. Aprenda aqui as últimas novidades sobre a dieta detox.

 

Os benefícios da dieta detox

Ao consumir principalmente frutas, hortaliças, sucos e chás, você estará seguindo uma dieta detox. Alimentos naturais fazem os rins e o fígado funcionarem bem melhor. Eles ficam livres da sobrecarga de lidar com excesso de sódio e corantes adicionados à nossa comida. Assim, uma alimentação mais voltada para os vegetais contribui para a redução da velocidade de desgaste desses órgãos.

Outro benefício da dieta detox é proporcionar mais acesso a fibras. Elas fazem você se sentir saciado e, portanto, comerá menos. Isso significa dar uma forcinha para a perda de peso.

Alguns alimentos recomendados na dieta detox contêm nutrientes dotados de ação antioxidante. Substâncias presentes no limão, por exemplo, limitam as ações dos radicais livres. Quando em excesso no corpo, os radicais livres podem desencadear doenças crônicas.

Ponto importante é não fazer uso de alimentos industrializados, como molhos prontos e proteína animal já processada.

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Exemplo de cardápio da dieta detox

Essa sugestão não apresenta quantidade porque essa varia com a idade, sexo e peso das pessoas. Além disso, a categoria ocupacional importa muito. Por exemplo, se você é estudante, não pode deixar faltar fósforo. Mesmo que seu objetivo principal seja ficar em paz com a balança. Esse micronutriente é muito necessário para acelerar seu aprendizado.

Café da manhã

Maçã

Iogurte desnatado

Batata doce cozida em água e sal

 

Almoço

Arroz integral

Frango grelhado

Salada de alface, rúcula e tomate

Suco de abacaxi com couve

Castanhas do Pará

 

Lanche

Salada de frutas: melancia, banana e morango

Farinha de linhaça ou sementes de chia

 

Jantar

Salada de acelga, mandioquinha e tomate

Berinjela recheada com espinafre e ricota

Peixe assado

 

Recomendações para seguir a dieta detox

A dieta detox, por excluir alimentos altamente calóricos (pão, massas e frituras), apresenta um volume total de calorias menor que a alimentação convencional. Portanto, é uma dieta que deve ser seguida por um período específico. Quando nos privamos de alimentos calóricos por muito tempo, nossos rins podem não eliminar ácido úrico de forma eficiente. Daí, podemos desenvolver problemas renais.

Um estudo publicado em 2017 na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva analisou 23 dietas de desintoxicação. Elas estavam disponíveis em revistas de grande circulação e sites brasileiros.

As autoras desse estudo observaram que a média dos percentuais de proteína no cardápio das dietas detox estava mais baixa do que o recomendado. Porcentagens diárias de proteína abaixo de 10% do valor indicado para adultos entre 19 e 50 anos pode acarretar problemas de saúde.

 

Ao mesmo tempo, a necessidade diária de proteína varia entre indivíduos. Como saber qual é a sua? Se você não procura um aconselhamento, a ingestão de proteína pode ficar aquém do seu limite mínimo. O melhor é seguir a dieta detox por pouco tempo, por exemplo, uma semana. Além do mais, cuide para que alimentos protéicos, como iogurte, grão-de-bico e soja estejam presentes.

A quantidade de ferro presente em qualquer uma das 23 dietas analisadas era insuficiente. Nós precisamos de no mínimo 18 miligramas desse nutriente todos os dias. Onde encontrar boas quantidades de ferro sem ganhar peso? Nas hortaliças de cor escura: espinafre, couve, rúcula e agrião. Além de oferecer ferro, essas verduras dão um basta na fome desenfreada quando comidas antes do prato principal.

 

Tomar líquido incrementa o efeito da dieta detox

Tome bastante líquido enquanto durar sua dieta detox. De preferência, consuma água. Se o objetivo é se livrar de substâncias indesejadas, ofereça condições ideais para que seus rins realizarem a filtragem do sangue.

Sucos também são ótimos para a desintoxicação, mas apenas os preparados por você. Selecione frutas que tenham baixo conteúdo calórico, tipo melão e maracujá. Os chás são excelentes para repor minerais e para relaxar. Se puder, prepare o chá usando ervas frescas. Um pouco antes da fervura da água, desligue o fogo e acrescente folhas lavadas de hortelã, melissa ou alecrim. Tampe e espere alguns minutos.

Não adoce suas bebidas. Caso não consiga tomá-las, adoce pouco e com açúcar mascavo ou açúcar demerara. Lembre-se! Todo esforço tem recompensa.

 

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