Chá de canela: emagrece e traz outros benefícios à saúde

Aqui no Brasil, a canela é mais conhecida como uma especiaria para o preparo de doces, bebidas e produtos de confeitaria. Mas na Ásia, na região do Sri Lanka o chá de canela é muito difundido na medicina popular para tratar inúmeros problemas de saúde, por isso, ela chegou a valer mais do que o ouro milhares de anos atrás.

O chá de canela possui muitas vitaminas e minerais benéficos para nosso organismo, por isso, ela deve ser incluída na dieta. A seguir, veja o porquê aproveitar todas as propriedades terapêuticas dessa especiaria com aroma e sabor exótico. Saiba para que serve, modo de usar, efeitos colaterais e contraindicações da bebida.

limão com canela emagrece

Chá de canela – Para que serve?

Alguns desses benefícios do chá de canela que iremos citar aqui foram comprovados por aproximadamente 5 milênios na medicina oriental. Para eles, a bebida afasta doenças e também traz muita vitalidade para seguir bem o dia. Confira!

1- Melhora a circulação do sangue

O chá de canela é conhecido como um anticoagulante natural que ajuda portadores de problemas circulatórios na redução de dores nas articulações e nas varizes. Já existem indícios que a bebida pode ser muito benéfica para combater a artrite.

2- Propriedades antioxidantes

Os antioxidantes são muito bem-vindos em nosso organismo, afinal, são eles que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de inúmeras doenças.

3- Faz bem ao coração

O chá de canela é anti-inflamatório, por isso traz muitos benefícios para a saúde do coração, pois garante o fornecimento de oxigênio para o órgão e outras partes vitais do organismo.

A bebida tem efeito anticoagulante que favorece a boa circulação sanguínea, ajuda no combate ao colesterol e triglicerídeos. Todas essas ações em conjunto protegem o coração de infartos.

4- Reduz os níveis de açúcar no sangue

Os minerais ferro, cálcio e manganês presentes no chá de canela ajudam a controlar a síntese de gorduras e carboidratos favorecendo a diminuição da glicemia, por isso, a bebida pode ser uma grande aliada na prevenção do diabetes.

5- Melhora funções neurológicas

Os orientais já aproveitavam os benefícios do chá de canela para melhorar a memória e combater os danos oxidativos que resultam em doenças como Parkinson e Alzheimer. A canela passa por um processo de metabolização no interior do organismo capaz de aumentar os fatores neurotróficos que protegem as células do sistema nervoso já existentes e incentivam a produção de novas.

6- Ajuda na digestão

O chá de canela tem grandes propriedades de assimilação de alimentos, por isso, ele proporciona uma digestão mais rápida evitando a constipação intestinal. A bebida é indicada para portadores da síndrome do intestino irritável, para potencializar o seu efeito pode ser ingerido juntamente com a hortelã que é calmante.

7- Alivia dores musculares

As propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de canela podem ser extremamente benéficas para praticantes de atividades físicas. Isso porque o álcool de cinamilo da bebida atua na redução do ácido araquidônico responsável pelas inflamações em nosso organismo resultantes de esforços físicos.

8- Melhora sintomas da TPM

Algumas mulheres usam o chá de canela para menstruação atrasada, a especiaria é conhecida por regular os distúrbios menstruais devido suas propriedades que melhoram a circulação sanguínea e aumentam a endorfina.

 

Chá de canela para emagrecer

Talvez os benefícios para emagrecer do chá de canela sejam um dos mais conhecidos pela maioria das pessoas. Existem inúmeros motivos para isso, entre eles:

  • A canela é um alimento termogênico favorecendo a queima de gordura;
  • Controla a circulação do açúcar no sangue conferindo melhores níveis de insulina no organismo;
  • Possui muitas fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino;
  • Canela diminui a vontade de comer doces;
  • Possui propriedades antioxidantes que fazem uma desintoxicação no organismo;

 

Como fazer o chá de canela

Você pode aproveitar os benefícios do chá de canela em pó ou em paus. Além disso, pode adicionar em sucos, frutas e vitaminas.

Para fazer o chá de canela em paus:

Ferva 250 ml de água e desligue, depois adicione 1 canela em paus e deixe por 5 minutos. Beba ainda morno.

Chá de canela em pó:

Ferva uma xícara de água, coloque uma colher de sobremesa de canela em pó e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Embora não existam pesquisas que apontem a posologia diária ideal da canela, alguns especialistas indicam que uma colher rasa em pó (6 gramas) é uma quantidade segura para o consumo, ou seja de 1 a 2 xícaras de chá por dia.

 

Chá de canela – Efeitos colaterais

Assim como outros tipos de chás naturais, o de canela não pode ser consumido em excesso, pois pode apresentar efeitos indesejáveis. Entre eles:

  • Quadros de diarreia
  • Intoxicação
  • Hipoglicemia (principalmente em diabéticos)
  • Câimbras musculares
  • Mal-estar estomacal

 

Chá de canela faz mal? Veja as contraindicações

  • As mulheres que utilizam o chá de canela para regular a menstruação devem ficam atentas, pois ele não pode ser usado por mais de 2 dias nesses casos devido à suspeita de gravidez.
  • Diabéticos que usam insulina devem ficar alertas com a hipoglicemia, como o chá de canela reduz as taxas de açúcar no sangue é importante ter um controle maior nas medições.
  • Usuários de anticoagulantes não podem ingerir o chá de canela, pois a cumarina já possui essas propriedades que melhoram a circulação no sangue podendo aumentar os riscos de hemorragia quando associados a medicamentos.
  • Portadores de pressão alta devem consultar um médico antes de ingerir a bebida.

O chá de canela realmente traz muitos benefícios para a saúde, entretanto, fique atento a posologia correta para usufruir das vantagens dessa bebida para a saúde e o emagrecimento. Aproveita a sabedoria milenar e adote a especiaria na sua rotina alimentar de forma consciente.

 

Leia também:

Dieta para desintoxicar o organismo

Dieta do limão de 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *